A Feira e o Dão

Em Nelas o coração pulsa ao ritmo das estações, ornamentando-se de cores de uma paleta gentilmente cedida pela natureza. Nelas é terra de gentes que respeitam as suas origens e amam aquilo que fazem, com a gentileza e dedicação de quem cria um filho, forjando a paisagem da região e tornando-a única, numa humildade quase desconcertante. Nestas terras e por estas mãos nasce o Vinho batizado com o nome do rio percorre as suas entranhas como artérias de um corpo vivo e pulsante – o Dão. Nelas é o coração desse corpo que agora quer pular mais alto e destacar-se pelo resultado do seu trabalho e dedicação das

suas gentes. Nelas reconhece a generosidade da sua natureza para com a região, oferecendo condições únicas a estas terras por entre montanhas forjadas, permitindo que aqui fosse possível produzir um néctar único, impossível de reproduzir em qualquer outro local do mundo. É aqui, e em mais nenhum local do mundo, que se encontra o Vinho do Dão, nascido das mãos de produtores experientes e de gente humilde que sabe valorizar o que tem e glorificar o que a natureza lhes dá!

A Feira do Vinho do Dão

Devemos enaltecer o que é nosso. Devemos gritar aos quatro ventos o valor das nossas gentes e é nosso dever dar a conhecer o produto do seu trabalho. O segredo do Dão não pode ficar guardado na região, é maior que nós e por isso deve ser partilhado com o mundo. Foi a pensar nesse princípio que nasceu a Feira do Vinho do Dão, a maior da região, e cujo principal propósito se centra na divulgação dos vinhos e dos produtos do Dão.

Após 25 anos, a Feira do Vinho do Dão é mais que uma mostra de vinhos, é a mostra de toda a região, com uma programação pensada para todos os tipo de público com vários workshops, espetáculos lúdicos, provas gatronómicas e de vinhos, exposições, música etc, reunindo os melhores produtores da região numa experiência sensorial única!

Região demarcada do dão

Esta Logomarca é a representação abstrata do mapa da região demarcada do Dão e pretende enaltece-la.

Borrões

Alegoria às marcas deixadas pelo vinho entornado em tecido ou no papel. Aqui estão representados a terra, o mosto, a cor das uvas e os diferentes tons que o vinho pode ter.

Til

O til remete-nos ao ondular do rio, da água e do vinho num copo. A região do Dão é a única que tem este sinal gráfico no seu nome, facilitando a sua perceção.

Letra 'D'

O “D” de Dão, é o centro da Logomarca, assim como Nelas é o centro da região demarcada do Dão.

Momentos das Edições Anteriores

logo

Câmara Municipal de Nelas

Largo do Município
3520-001 Nelas